Incubação

 

Edital de Seleção

 

O Edital de Seleção volta-se ao desenvolvimento de negócios inovadores.

 

O Programa oferece um conjunto de apoios e facilidades, visando a geração de projetos de negócios inovadores, a capacitação dos candidatos em conhecimentos necessários ao empresariamento e à gestão das suas empresas. Além de colaborar no desenvolvimento de um plano de negócio, de um protótipo do seu produto/serviço e provimento de condições necessárias ao funcionamento dos projetos selecionados.

 

Para conhecer mais sobre este Programa  Edital de Seleção.

 

Conheça também o nosso REGULAMENTO INTERNO.

 

Submissão de Projeto

 

O primeiro passo para participar do Edital de Seleção é o preenchimento do Formulário de Inscrição no qual serão inseridas as informações primordiais sobre o empreendedor, oportunidade de mercado e inovação presente na idéia/projeto submetido.

 

Para submissão e aprovação do projeto nesta Incubadora, as propostas seguem as seguintes fases:

 

a)         Preencher  este Formulário de Inscrição e enviar para o e-mail: incubadora@unifacs.br

b)         Entrevista com a Equipe da Incubadora para apresentação do projeto

c)         Participar da Banca Examinadora – formada por Professores e Especialistas da área, com a entrega de Sumário Executivo do projeto e Modelo de Negócio Canvas.


Cronograma de Seleção 2016.2

 

Confira aqui as datas para o próximo período de seleção.

 

Prazo para participar da próxima seleção foi prorrogado para 19/09/2016.

 

Benefícios da Incubação

De acordo com Chinsomboon (2000), em Incubators in the New Economy, as principais vantagens que estimulam os empreendedores na busca de uma Incubadora para desenvolver seus projetos são:

 

  • Assistência no desenvolvimento de idéias, na elaboração de um conceito de negócio ou na aplicação de uma nova tecnologia.
  • Respaldo institucional, oferecendo maior credibilidade ao negócio.
  • Assistências técnicas e gerenciais, na escolha do modelo e na elaboração do seu plano de negócios.
  • Maiores chances para obter capital investidor.
  • Serviços de suporte para o novo empreendedor nos primeiros períodos operacionais.
  • Vantagem financeira, ou redução de despesas, que é oferecida no contrato de incubação.
  • Acesso a profissionais com amplo conhecimento e rede de relacionamento, laboratórios, bibliotecas e diversos recursos institucionais.

 

A Incubadora de Negócios Unifacs visando potencializar estes benefícios possui uma série de ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de idéias e projetos inovadores. Uma vez que a idéia é selecionada pelo potencial de geração de valor que ela possui, faz-se necessário dotar o empreendedor, e seu respectivo projeto, de condições para que essa idéia possa ser operacionalizada. Estes recursos vão desde o know-how em gestão, perpassando pelos recursos financeiros, de produção, qualificação da equipe, e em especial, a qualificação e capacitação do próprio empreendedor, para que o mesmo amplie seus conhecimentos e sua visão gerencial. Para tanto, a Incubadora dispõe das seguintes ferramentas:

 

  1. Agenda de eventos – A Incubadora possui uma programação de eventos de capacitação em áreas-chave da gestão com objetivo de gerar fluxo de conhecimento que permita ao gestor operacionalizar sua idéia. Estes eventos incluem cursos, palestras, workshops, seminários, congressos dentre outros, que poderão ser organizados pela Incubadora ou por parceiros.
  2. Mentoria – A Incubadora desenvolve um programa de assessoria para os empreendedores com mentores especializados e com experiência em consultoria, empreendedorismo e inovação. Estes mentores podem ser externos, quando se tratar de empresários que pretendam contribuir com o desenvolvimento econômico e social local, ou internos, quando se tratar de professor ou pesquisador da Unifacs.
  3. Reuniões de avaliação e feedback – Durante o processo de aceleração serão realizadas avaliações periódicas das propostas submetidas, de forma que os empreendedores percebam o andamento e desenvolvimento de seu projeto dentro da Incubadora. A partir destas avaliações, são pontuadas as possíveis necessidades, seja de amadurecimento do projeto de gestão, do plano de negócios, etc.
  4. Orientações – Além das avaliações citadas, os empreendedores podem, em qualquer fase, consultar a equipe da Incubadora para dirimir possíveis dúvidas, solicitar esclarecimentos e apoio à tomada de decisão.
  5. Captação de recursos – a Incubadora colabora e incentiva na busca por potenciais investidores para as empresas, além de apoiar seus gestores para que os mesmos participem nos editais ou chamadas públicas voltadas para empreendimentos inovadores.
  6. Auxílio na elaboração do Plano de Negócio – como importante ferramenta de gestão para tomada de decisão estratégica, o Plano de Negócio de cada empresa é devidamente acompanhado desde sua criação, até as atualizações e modificações necessárias, com ajustes do projeto, na captação de recursos, para determinar rede de parceiros, no desenvolvimento de um protótipo, etc., criando as condições e competências imprescindíveis para o desenvolvimento da empresa.

 

As ferramentas descritas permitem ao empresário uma qualificação, de forma célere, com foco na gestão de seu empreendimento, para sua empresa atuar no mercado com competitividade! Com esses e outros recursos, a Incubadora Unifacs estimula e apoia o desenvolvimento destes empreendimentos garantindo condições de autonomia e auto sustentação dentro do processo de aceleração.

 

Incubadora UNIFACS Prédio de Aulas 7 , Anexo B Rua Vieira Lopes, nº. 2 - Rio Vermelho Salvador - Bahia - CEP: 41.940-560.